Saiba quais são as melhores universidades do planeta

Todos os anos o Academic Ranking of World Universities — um ranking de classificação acadêmica elaborado pela Universidade Xangai Jiao Tong — traz uma lista com as melhores instituições de ensino do planeta. Os critérios considerados para o julgamento incluem uma série de parâmetros, como o número de artigos publicados em periódicos científicos, pesquisadores altamente citados e a quantidade de prêmios Nobel recebida por ex-alunos.

De acordo com o portal Info Exame, este ano a lista já foi divulgada e, entre as 15 melhores do mundo, 13 são norte-americanas. As universidades de Harvard, Stanford e o MIT — Massachusetts Institute of Technology — apareceram nas três primeiras colocações do ranking, seguidas pela Universidade da Califórnia em Berkeley e pela de Cambridge, do Reino Unido, com outra instituição britânica, a Universidade de Oxford, em 9º lugar, empatada com a Universidade de Chicago.

Com respeito às universidades brasileiras, apenas seis apareceram na lista, com a USP na 144ª colocação, a UFMG na 317ª, a UFRJ na 318ª, a UNESP na 362ª, a Unicamp na 365ª e a UFRGS na 421ª colocação. Você pode conferir o ranking completo através deste link e conhecer um pouco mais sobre as que estão entre as 10 melhores do mundo — em ordem decrescente e lembrando que Chicago e Oxford empataram na nona colocação  — a seguir:

9º lugar: Universidade de Oxford

País de origem: Inglaterra
Em funcionamento desde o ano de 1096, a Universidade de Oxford conta com mais de 22 mil estudantes. No ranking elaborado pelo ARWU, a instituição ficou praticamente empatada com a Universidade de Chicago — dos EUA — em 9º lugar, recebendo uma nota total de 57,4 pontos. Entre os ex-alunos mais famosos, estão Margareth Thatcher, Tony Blair, Bill Clinton e Rowan Atkinson, mais conhecido como Mr. Bean.

9º lugar: Universidade de Chicago

País de origem: Estados Unidos
Contando com mais de 15 mil alunos, a Universidade de Chicago foi fundada em 1890, e também recebeu uma nota total de 57,4 pontos do ARWU.

8º lugar: Universidade Columbia

País de origem: Estados Unidos
Fundada no ano de 1754, a Columbia têm quase 30 mil estudantes e ganhou uma nota total de 59,6 pontos do ARWU. Entre seus ex-alunos mais ilustres encontram-se Theodore e Franklin Roosevelt, Barack Obama e Warren Buffett.

7º lugar: Instituto de Tecnologia da Califórnia

País de origem: Estados Unidos
Com uma nota total de 60,5 pontos, o Instituto de Tecnologia da Califórnia foi fundado em 1891 e conta com pouco mais de 2 mil alunos. Entre os estudantes que passaram pela instituição, 32 receberam prêmios Nobel em diversas áreas.

6º lugar: Universidade de Princeton

País de origem: Estados Unidos
A Universidade de Princeton foi estabelecida no ano de 1746, e atualmente conta com mais de 8 mil estudantes. A instituição recebeu uma nota total de 60,7 pontos do ARWU e, entre seus ex-estudantes mais famosos, estão Jeff Bezos e Alan Turing. Além disso, Albert Einstein era afiliado do Instituto de Estudos Avançados de Princeton — que mantém trabalhos colaborativos com a universidade — e participou de inúmeras aulas ministradas no campus.

5º lugar: Universidade de Cambridge

País de origem: Inglaterra
Fundada em 1209, a Universidade de Cambridge conta com diversas personalidades ilustres — como Isaac Newton, Charles Darwin, Lord Byron, Francis Bacon e Príncipe Charles — associadas à sua história, sem contar que produziu 90 prêmios Nobel. A instituição atualmente conta com mais de 18 mil estudantes e recebeu a nota 69,2 do ARWU.

4º lugar: Universidade da Califórnia em Berkeley

País de origem: Estados Unidos
Com um total de mais de 36 mil estudantes, a Universidade da Califórnia em Berkeley foi estabelecida em 1868, e teve nota 70,1 concedida pelo ARWU. Além de ter 72 vencedores de prêmios Nobel entre seus ex-alunos, ator Gregory Peck e Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, são duas das inúmeras personalidades famosas que frequentaram a instituição.

3º lugar: MIT

País de origem: Estados Unidos
O Massachusetts Institute of Technology, que recebeu a nota 70,5 do ARWU, foi fundado em 1861, e conta com uma lista de 80 prêmios Nobel associados à instituição. Atualmente, o MIT tem mais de 11 mil estudantes e entre seus ex-alunos mais ilustres estão o astronauta Buzz Aldrin, o ex-secretário geral da ONU Kofi Annan e o Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu.

2º lugar: Universidade de Stanford

País de origem: Estados Unidos
Em funcionamento desde 1891 (embora tenha sido estabelecida em 1885), a Universidade de Stanford ficou em segundo lugar no ranking das melhores do mundo com uma nota 72,1. A instituição já produziu 22 prêmios Nobel e, atualmente, conta com mais 15 mil alunos. Entre as personalidades que passaram pelo prestigiado campus estão as atrizes Jennifer Connelly e Sigourney Weaver, o jogador de golfe Tiger Woods, Larry Page da Google, e William Hewlett e David Packard, da HP.

1º lugar: Universidade de Harvard

País de origem: Estados Unidos
Com uma nota 100, a Universidade de Harvard foi fundada em 1636, e conta com mais de 21 mil alunos. A instituição conta com um orçamento anual de US$ 30 bilhões e já produziu 47 prêmios Nobel, e entre seus ex-estudantes mais ilustres estão John Kennedy, Barack Obama (que ingressou em Harvard para estudar Direito depois de se formar pela Columbia em ciências políticas), Mark Zuckerberg e Bill Gates.

***

E aí, caro leitor, já escolheu a sua?


Fonte(s)
Academic Ranking of World Universities
Info Exame
Universidade de Oxford
Universidade de Chicago
Instituto de Tecnologia da Califórnia
Universidade de Princeton
Universidade Columbia
Universidade de Cambridge
Universidade da Califórnia em Berkeley
MIT
Universidade de Stanford
Universidade de Harvard
Imagens
Wikipédia
Shutterstock

Você tambem vai gostar de: