Nelson Mandela parou de falar, diz jornal


(Foto: Reprodução/Google Imagens)
Após mais um dia hospitalizado no hospital de Pretória, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela teria deixado de falar. De acordo com o jornal sul-africano The Sunday Times, uma pessoa próxima à família confirmou a informação e disse que ele não está “com uma cara boa e claramento algo o está incomodando”.

Neste domingo, o presidente Jacob Zuma visitou Mandela, de 94 anos, segundo um informe oficial, que informou que “ele está confortável”. No sábado, o gabinete de Zuma havia declarado que não havia motivo para alarme e que o tratamento médico que Mandela está recebendo no hospital militar é “compatível com sua idade”.

Mandela havia sido hospitalizado em 2011 por problemas respiratórios, e novamente em fevereiro desse ano por dores abdominais. Na ocasião, ele foi liberado no dia seguinte depois que exames não detectaram nenhum problema sério.

Desde então, Mandela passa a maior parte do tempo em seu antigo lar em Qunu, um povoado na empobrecida província do Cabo Leste. Sua saúde frágil o impede de fazer aparições públicas, embora, nos últimos meses, ele tenha recebido visitas de personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Mandela foi um dos líderes na luta contra o regime do apartheid, presidente da África do Sul entre 1994 e 1999 e prêmio Nobel da Paz em 1993.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tambem vai gostar de: